As vantagens de ser invisível é um filme de 2012 que mostra a importância de ter uma turma. Da aceitação e do acolhimento. Do quanto o bullying pode ser paralisante. Mas traz esperanças de  que também pode ser superado. 

canecas-as-vantagens-de-ser-invisivel-amor-16766-MLB20126006151_072014-F

Resenha

Esta produção não é só para o público teen. Adultos que não esqueceram como era ser  adolescente, com todas as dificuldades de encontrar uma turma a qual pertencer também gostarão. E preste bem atenção à trilha sonora. 

Baseado no romance de Stephen Chbosky, As vantagens é um retrato sensível de Charlie, um adolescente bem diferente da média. 

Introvertido, Charlie está numa época de fazer escolhas e a transição para uma vida adulta, com o final da escola. Tem de decidir para qual Universidade ir e tem uma grande dificuldade de fazer amigos.

Nâo encontra logo a sua turma. Mas,  quando consegue, surpreende-se. E surpreende aos outros também.

Há cenas bem divertidas – e outras mais sensíveis,  sem resvalar para um drama lacrimogêneo. Não é um filme superficial e o trio principal de atores – Logan Lerman, Ezra Miller e Emma Watson – manda muito bem. 

Vantagens de ser invisível

E quais seriam afinal as vantagens de ser invisível? Talvez a primeira pergunta devesse ser o que torna uma pessoa “invisível” aos olhos de um grupo. De não ter nenhuma turma em que se encaixe.

Charlie, o protagonista, é invisível mas quer mudar a forma com que se relaciona com o mundo. Só não sabe como. Inicia o ano letivo apreensivo, contando os dias para que ele acabe. Ansiedade é pouco para ele…  Aos 15 anos, não tem o básico das chamadas “habilidades sociais” e sofre bullying. A gente assiste à sua  enorme dificuldade de se relacionar com outras pessoas ao mesmo tempo em que tem uma vontade igualmente enorme de fazer amigos.

Sua família, bastante presente, se preocupa bastante com sua saúde psíquica, por conta da crise que passou. Curiosamente, Charlie tem liberdade para ir e vir quando quiser.

Na infância e adolescência ter uma turma de amigos é fundamental na formação da nossa personalidade. Por isto, As vantagens é excelente filmoterapia para se falar sobre bullying.

Até quase o final do filme, a gente não sabe bem o quê aconteceu, o que gerou sua crise, só temos informações salpicadas aqui e ali. Testemunhamos Charlie conseguindo se movimentar cada vez mais pelo seu mundinho, conquistando seu espaço até encontrar sua turma dentre os que também são considerados ‘esquisitos’. Cada um de seus BFF também tem sua dor, querendo igualmente ‘pertencer’. 

Este filme não se restringe, pois, ao público jovem. Todos os que lidam com adolescentes (psis, educadores, pais,mães etc) podem aprender muito com Charlie. 

E você? Já assistiu? Aguardo seus comentários…

_________

Thays Babo é Mestre em Psicologia Clínica pela Puc-Rio, com formação em TCC pelo CPAF-RIO e extensão em Terapia de Aceitação e Compromisso pelo IPq (USP).

Atende a jovens e adultos em terapia individual, pré-matrimonial ou de casal, em Copacabana. Durante a pandemia, todos os atendimentos são online.

À procura de uma turma
Tags:                     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.