2022 termina em poucas horas – é até capaz que você esteja lendo após o Réveillon. Réveillon vem do francês. Significa despertar. Use este Réveillon, sua virada do ano novo, para começar 2023 mais consciente.
Comece bem, desperte.
Ritos de passagem
O réveillon marca o final de um ciclo. Mas pode ser que você já tenha começado o seu planejamento.
Quem teve uma fase ruim pode sentir alívio por ter “acabado o ano”. Mas há quem sinta todo o peso de fracasso, maximizando os pontos negativos
Assim, é uma fase de planejar e repensar. Projetos abandonados podem ser retomados ou repensados. E é hora de se perguntar: os projetos em andamento devem ser mantidos?
Ao reconhecer o que não se conseguiu realizar – e porquê – pode-se viver melhor, comprometendo-se com o que realmente é valioso.
Fica mais difícil quando a pessoa não vê nenhuma possibilidade de mudar a situação na direção do que quer. E é super recomendado que, neste caso, se procure ajuda psicoterapêutica para que se consiga analisar a situação de forma mais ampla – e talvez flexível.
Comprometa-se com seus valores em 2023
Apesar da pandemia ter deixado claro a constância da impermanência, é do ser humano a necessidade de ter um mínimo de planejamento. Planejar é uma capacidade basicamente humana.
O grande aprendizado é saber planejar, desenvolvendo flexibilidade para adaptar, caso haja algum acidente de percurso. É preciso aceitação de que há coisas que não dependem diretamente de nossa vontade ou não estão sob nosso controle.
No que depender de você, empenhe-se e tenha foco. Estes dois componentes ajudam a superar coisas podem atravessar o seu caminho.
Dependendo da circunstância, insistir não significa resiliência, nem persistência, e sim teimosia. Pode ser mera perda de tempo. Em alguns casos, podem haver questões mais profundas, necessitando não só de acompanhamento psicoterapêutico mas também de uma avaliação médica. É importante fazer esta distinção.
Aja de acordo com seus valores
Faça um balanço sincero: você se comprometeu com seus valores em 2022? Ou suas ações não estavam alinhadas com eles e você se afastou do que você realmente valoriza?
A intenção não é procurar culpados e sim observar e mudar o que pode ser mudado, a partir de hoje. E hoje é o seu réveillon pessoal, mesmo que você esteja lendo só no meio do ano.
Você deve empenhar-se para ir na direção do que você quer.
Compaixão e autocompaixão são importantes nesta avaliação. Sabendo o que distraiu você no caminho, permite que você se comprometa com as mudanças necessárias.
Saiba que alguns valores são (ao menos temporariamente) incompatíveis entre si. Você se aproxima de algum e se afasta de outro.
Mas, preste atenção: aja de forma compromissada com seus próprios valores e não com os de outras pessoas.
Como começar bem o ano
Ter menos expectativas, tendo metas realistas e aproveitando mais o que se apresenta agora é uma boa maneira de começar o ano. Fica mais fácil não se distrair do que interessa.
Mas saiba viver!
O futuro – quando chegar e se tornar presente – depende das ações hoje. Não estar com os pés no tempo de agora, no momento presente, faz perder o foco. E o equilíbrio. Seu humor também oscila mais se você não fica no momento presente, sabia?
Ao ‘viver’ no passado, relembrando cenas ou situações – dolorosas ou felizes, não importa – não se percebe, muitas vezes, o que se tem hoje para desfrutar e o que se está perdendo.
Viver querendo antecipar, controlando tudo, por temer o futuro, ou ficar só sonhando, também impede de construir a vida que se quer, de se comprometer com os valores pessoais.
Lide com o possível
Considere, pois, em 2023, a possibilidade de iniciar um processo de psicoterapia. “Ser feliz dá trabalho” (e a felicidade é impermanente, como a vida – sempre é bom lembrar).
Autoconhecer-se e trazer à tona pensamentos e emoções que paralisam é necessário para que eles mudem ou percam sua intensidade.
Ou fiquem ali, reconhecidos, mas já sem causar prejuízo e insatisfação com sua própria vida e suas escolhas.
Deixe 2022 para trás.
Use o que ele ensinou e use o Réveillon, como ponto de virada. Abra-se pra novas oportunidades de crescimento.
____________
Thays Babo (CRP 05/23827) é Mestre em Psicologia Clínica pela Puc-Rio, com formação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) pelo CPAF-RIO, em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia e extensão em Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) pelo IPq (USP). .
Atende a jovens e adultos em terapia individual, de casal e pré-matrimonial em Copacabana e também on-line.